WCAMA 2011

Índice

Prefácio

O WCAMA tem como objetivo promover a integração, de forma efetiva, entre a Computação (metodologias e ferramentas) e a Ecologia (definição de políticas e gestão para o meio ambiente).

A gestão de recursos naturais é uma atividade complexa e extremamente dinâmica, que exige integração entre atores das áreas sociais, políticas e tecnológicas para sua realização. A estruturação de políticas de meio ambiente nacionais e internacionais é aspecto essencial neste contexto, e a Computação pode contribuir para o detalhamento destas políticas, auxiliando em sua implementação, manutenção e monitoramento de suas consequências e efeitos.

O termo Ecoinformática (do inglês, Ecological Informatics) vem sendo bastante utilizado pela comunidade científica, e busca a utilização de métodos computacionais para gerenciar e estudar dados das áreas da Ecologia, meio ambiente e recursos naturais, bem como simular e testar modelos de fenômenos ambientais. Do ponto de vista da Computação, o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para gestão do meio ambiente e recursos naturais envolve três grandes desafios: (1) gerenciamento e comunicação entre grandes volumes de dados; (2) técnicas para análise destes dados; (3) otimização e controle dos dados existentes e a interação com os novos dados gerados, em diversos formatos.

Em sua terceira edição em 2011, espera-se realizar um evento fomentador de ideias inovadoras, como já ocorreu em suas duas edições anteriores, 2009 e 2010. No Brasil, a comunidade científica ainda está pouco conectada, sendo um evento de nível nacional extremamente importante para consolidar pesquisadores desta área. Observa-se que existem grupos trabalhando sobre este assunto, pois na segunda edição foram submetidos vinte e três trabalhos completos de todas as regiões brasileiras. Destes, oito foram selecionados para publicação e apresentação oral. Além disso, o II WCAMA contou a palestra da professora Raphaèle Ducrot (CIRAD/France). Acredita-se que a realização da terceira edição do evento será mais uma oportunidade para a agregação de novos grupos de pesquisa multidisciplinares junto a este tema relevante para os Grandes Desafios da SBC.

Anúncios